EDITAL DE DISPONIBILIDADE DE ÁREA PÚBLICA ANM

A ANM abriu consulta pública para o edital de disponibilidade de 500 áreas para fins de pesquisa. Até dia 18 de JUNHO a sociedade poderá contribuir para as regras do primeiro lote, no qual vai disponibilizar áreas para pesquisa de minerais usados preferencialmente em infraestrutura e construção civil, como areia, brita, argila (cerâmica vermelha), cascalho e gesso.

Mas o que são essas áreas e porque estão em posse da ANM? 

Existem diversos motivos que levam uma área a ir para o Registro de Disponibilidade, entre eles temos perda do direito minerário dos antigos titulares, indeferimentos ou caducidade, provocados por abandono do empreendimento, desistência e inadimplência de obrigações. Essas áreas ficam em posse da ANM até o momento em que são ofertadas por meio de processo licitatório, a fim de encontrar novos interessados. 

No dia 18/06/2019, agência disponibilizou para consulta pública, a minuta de resolução sobre os novos procedimentos de disponibilidade de áreas, com base na Lei nº 13.575/17 (Lei da ANM) e Decreto 9.406/18 (Regulamento do Código de Mineração).

A regra é dividida em duas etapas principais: a Oferta Pública e o Leilão Eletrônico. Caso tenha apenas um interessado, ele será convocado para requerer o Título Minerário no prazo de 30 dias, caso tenha 2 ou mais interessados ocorre o leilão, onde o maior lance fica com a área. Não havendo interessados, a área ficará livre.

Clicando AQUI você tem acesso ao formulário de Consulta Pública.

Clicando AQUI você pode acessar a minuta do Edital de Disponibilidade 1ª rodada 2020.

Imagem com uma barragem de água ao fundo exemplificando um dos usos da outorga de uso da água
Por LM MINERAÇÃO 31 de agosto de 2020
É através da Outorga que uma empresa ou pessoa recebe a autorização para utilizar recursos hídricos .
Imagem de uma barragem em Goiás que foi cadastrada junto a Semad após a Instrução Normativa 01/202
Por LM MINERAÇÃO 9 de julho de 2020
Após publicar a Instrução Normativa 01/2020 estado de Goiás atinge a marca de 461 barragens cadastradas em Goiás. Secretária Andréa Vulcanis diz que o aumento de cadastro é fruto da nova politica de segurança, que simplifica o processo e é 100% digital. Entenda as novas datas!
Imagem de longa distancia de hectares
Por LM MINERAÇÃO 25 de junho de 2020
Tudo o que você precisa saber sobre a taxa anual por hectare (TAH). Datas, valores e sua importância para o minerador!
Show More